Novas regras para tirar CNH. O que você precisa saber!

Novas regras para tirar CNH. O que você precisa saber!

Novas regras para tirar CNH. O que você precisa saber!

Entre as mudanças está a não obrigatoriedade do simulador e a diminuição na carga horária das aulas

A partir da última segunda-feira (16), quem deseja tirar a carteira de motorista encontrará algumas mudanças. As modificações também vão impactar na Autorização para Conduzir Automotores (ACC), o documento diz respeito às “cinquentinhas”, com motor até 50 cm³, bastante utilizadas na região Norte e Nordeste do país.

Com as novas regras, o simulador passa a ser uma escolha do futuro motorista, se optar por usá-lo, será possível realizar aulas de no mínimo 50 minutos antes das aulas práticas. O número de aulas para a categoria B também foi reduzido, antes eram 25 e agora são 20 horas obrigatórias com pelo menos uma hora aula noturna. A carga horária é a mesma exigida antes do simulador.

No caso dos ciclomotores, quem conduzir esse meio de transporte não vai precisar fazer aulas durante um ano (setembro de 2019 a setembro de 2020). Durante a prova prática, também será possível utilizar o próprio ciclomotor, a única exigência é que ele não tenha mais de cinco anos de uso. Caso seja reprovado, aí sim serão exigidas aulas práticas, no entanto, elas passam de 20 para 5 horas obrigatórias.

O único estado que manteve como exigência a utilização do simulador foi o Rio Grande do Sul, a medida foi concedida por uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Fontes utilizadas:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/9426574/fim-do-simulador-e-mais-novas-regras-da-cnh-entram-em-vigor-a-partir-desta-segunda-

http://www.atarde.uol.com.br/brasil/noticias/2092649-nova-regra-para-tirar-cnh-e-acc-comeca-nesta-segundafeira

Comentários
Seja o primeiro a comentar
Deixe seu Comentário