Pneus calibrados: Segurança e economia!

Pneus calibrados: Segurança e economia!

Pneus calibrados: Segurança e economia!

Calibragem dos pneus na maioria das vezes acaba sendo esquecida e só nos damos conta da tarefa quando estamos com os pneus quase que totalmente murchos. Uma coisa que muitas pessoas não sabem, é que calibrar corretamente os pneus garante SEGURANÇA, conforto e reduz em até 20% o consumo de combustível do veículo.  Fora ainda que andar com pneus fora de calibragem pode lhe causar prejuízos grandes, não somente financeiros.

Pneus muito cheios ou murchos alteram a estabilidade e a aderência ao solo é reduzida, a distância de frenagem aumenta em relação ao veículo da frente e a vida útil do item esta comprometida. Sem contar o “parque de diversões” (e não é pra sorrir) que o carro vai virar, sentindo todas as oscilações das ruas e estradas.

E qual a calibragem correta para meu carro?

Não se engane com a experiência de profissionais mecânicos ou frentistas de postos de combustível. A melhor forma de descobrir a melhor calibragem é no manual de instruções do veículo, o fabricante especifica qual deve ser a pressão em ambos os eixos, pois cada um pode ter uma necessidade diferente, caso tenha a capacidade de carga no máximo, os números podem alterar. 

Qual tempo entre as calibragens?

O ideal é fazer toda semana ou no máximo a cada 15 dias. Com os pneus ainda frios, ou seja, rodando no máximo até 3km.
Os aparelhos para fazer este serviço são encontrados em postos de combustíveis, oficinas especializadas ou em centros de serviços automotivos. Geralmente em todos estes lugares, sempre terá um profissional capacitado e pronto para ajudar. Mas não esqueça de escolher um local próximo, lembre-se que os pneus precisam estar frios.

Ahh e por último mas nem um pouco menos importante, o ESTEPE, aquele seu ‘melhor amigo’ quando o imprevisto aparece em qualquer lugar e momento, deve sempre estar calibrado também, porém nesse caso, com até 2 libras a mais que o indicado, pois ele ficará guardado no porta malas (se tudo der certo e não precisar) e pode esvaziar mais facilmente.

Andar com os pneus sempre calibrados e em bom estado, além de poupar seu bolso com multas desnecessárias, irá proteger todos no trânsito, inclusive você. 

Fonte: Guia Auto