Concessionária Ford em Foz do Iguaçu - PR

Por Autoeste 06.01.2020

Calibrar o pneu do carro é uma das coisas mais importantes entre a manutenção, além de todos os outros cuidados, a calibragem correta do pneu oferece mais estabilidade e segurança na hora de conduzir.

Além do mais, a calibragem incorreta pode reduzir a vida útil dos pneus, e ainda, aumentar o consumo de combustível.

Quais os riscos que a calibragem malfeita pode trazer?

Além dos gastos a mais com os pneus, os riscos vão além disso. Confira 4 riscos que a falta de pressão ou excesso da calibragem trazem para o carro.

Quando não tem pressão suficiente nos pneus

  • Os pneus podem sofrer um impacto ainda maior no solo, podendo danificar algumas partes do carro, e ainda, causar acidentes de trânsito.
  • O desgaste dos pneus pode aumentar a chance de aquaplanagem, que normalmente acontece justamente por falta de calibragem e desgaste da borracha.

Quando os pneus estão com excesso de pressão

  • A pressão em excesso pode causar falta de estabilidade na hora de dirigir, quando o pneu está com a calibragem em excesso, problemas como falta de aderência com o solo e a banda de rodagem não funciona da maneira correta.
  • O excesso de pressão, tanto quanto a falta dela, diminui o contato dos pneus com o solo, fazendo com que a frenagem do carro seja menos eficaz.

É recomendável fazer a calibragem dos pneus periodicamente ou quando notar que um lado do carro está puxando mais do que o outro.

Fonte de Pesquisa: Revista AutoEsporte