Você sabe como funciona o rodízio de pneus?

Você sabe como funciona o rodízio de pneus?

Você sabe como funciona o rodízio de pneus?

O processo de rodizio de pneus é uma troca entre os componentes do eixo, basicamente trocam-se as rodas e pneus de cada lugar. E para que isso? Para equilibrar a vida útil entre todos as partes e garantir uma melhor estabilidade do conjunto, especialmente nas curvas e freadas. Sabendo que os pneus se desgastam com o tempo e uso, esse rodizio se faz necessário e parte essencial de uma boa manutenção preventiva.

Os veículos mais vendidos no Brasil, são de tração dianteira, ou seja, as rodas da frente recebem a força do motor/caixa para movimentar o veículo, logo devido ao maior esforço, por receber o torque, esforço de direção, acelerar, frear entre outros fatores, os pneus dianteiros desgastam com maior rapidez que os traseiros. 

Qual o tempo para o rodizio?

Recomenda-se fazer o rodizio entre 5 mil e 10 mil quilômetros, ou quando for fazer a revisão do veículo.

Tração Traseira

Os pneus de trás do veículo devem ser levados para frente em linha reta, ao mesmo tempo que os pneus que compõem o eixo dianteiro devem ser levados para trás de forma cruzada. Se a tração for inteira (4x4) basta fazer a troca em formato de “X”.

Tração Dianteira

Ao contrário da tração traseira, a ordem da troca da rodas é a seguinte: Os pneus posteriores passam para frente, invertendo a relação dos lados, ou seja, o pneu traseiro esquerdo vai para o lado direito dianteiro. Já os pneus anteriores voltam para trás em linha reta.

Pneu unidirecional

Pneus com os desenhos unidirecionais (indicados para aquelas pessoas que sempre viajam em estradas molhadas ou com neve porque apresentam melhor tração) não devem ser trocados de forma cruzada, o rodizio deve ser feito apenas em linha, os de frente vão para trás e vice-versa.

Algumas dicas para o melhor rendimento e funcionalidade:

- Estepe de fábrica não deve ser utilizado para rodizio, pois o seu tamanho é menor.

- Pneus de tamanhos diferentes não devem ser trocados entre si.

- Depois de o rodizio ter sido feito, é necessário fazer um alinhamento e balanceamento para garantir uma melhor estabilidade do veículo.

- O rodizio tem maior eficiência em pneus novos, pois prolongam a vida útil dos mesmos, para evitar problemas e ficar sem pneus durante um trajeto, não faça em pneus velhos visando reaproveitar.