Veículos Seminovos em Foz do Iguaçu - PR

Por Autoeste 09.09.2021

Hoje em dia é de senso comum a importância deste elemento, mas como chegamos até aqui? 

Sabemos que ele é uma bolsa de ar que funciona em conjunto com o cinto de segurança, que previne acidentes e diminui o impacto dos mesmos. O conhecimento de tal vai até os mais variados tipos de airbags que podemos escolher hoje no mercado, mas muitos não sabem que, desde 1950 (ano que foi inventado), apenas em 1973 tivemos o primeiro lançamento mundial.

Este intervalo de tempo até o seu lançamento, se deu devido aos inúmeros testes e aperfeiçoamentos para comprovar a efetividade do mesmo. Em 1998, os carros nos EUA passaram a adotar esta medida como obrigação na venda de veículos, e em 2014 o Brasil também se tornou adepto.

O air bag, assim como qualquer invenção, passou por mudanças. Antes, inflado por ar comprimido, passou a inflar-se por gás e alguns elementos químicos que melhoram a rapidez para sua ação.

 

E os cuidados?

Como mencionado anteriormente, o airbag é um dispositivo complementar, e funciona efetivamente em parceria com o cinto de segurança, pois sem ele, em uma colisão de automóvel, se o motorista (ou passageiro) não estiverem a no mínimo 25 centímetros do airbag é possível que ocorra alguma lesão.

Segundo um estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o uso do airbag entre 2001 e 2007 poderia ter salvo a vida de 3.426 pessoas, evitando o ferimento de outras 71.047. 

 

Agora que compreendemos um pouco mais sobre essa almofada de ar, não se esqueça de sempre usar seu cinto de segurança e ter atenção no trânsito! 



FONTES: https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/historia-do-airbag-a-bolsa-que-salva-vidas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Airbag 

https://www.uol.com.br/carros/faq/airbag-o-que-e-como-funciona-qual-o-melhor-e-mais.htm 

https://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI11233-15565,00-AIRBAGS+SEU+CARRO+AINDA+VAI+TELOS.html